Checklist SEO para WordPress

A Otimização de Mecanismo de Busca (SEO) é uma disciplina em evolução. Está enraizado nas práticas recomendadas e nas estratégias de tendências do marketing digital anos após anos.

Você precisa das informações mais recentes ao otimizar um site para mecanismos de pesquisa, por isso atualizo regularmente essa lista de verificação de SEO.

Uma Checklist SEO não pode descobrir tudo o que uma empresa deve fazer quando se trata de SEO e seu website mas aqui você vai encontrar tudo que precisa para realizar a auditoria do seu site a cada seis meses.

Mas é muito útil usar junto com suas ferramentas de SEO para garantir que você esteja cobrindo o básico de um roteiro tático de SEO.

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Espero que seja um Checklist útil dos muitos itens a serem verificados durante seus projetos de SEO, com muitos links para mais informações.


Veja também:


Remover/Atualizar páginas de baixa qualidade para os visitantes

Você precisa remover as páginas de baixa qualidade ou que não oferecem valor aos leitores.

É bem simples, você precisará fazer login no Google Analytics e clicar em “Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas”.

Você saberá que existem páginas com alta taxa de rejeição e baixo tempo de retenção de usuários. A razão pela qual essas páginas são de baixa qualidade é que ninguém deseja lê-las e as pessoas não voltam.

Você pode fazer duas coisas:

  • Remova as páginas
  • Ou reescreva o conteúdo para que ele agregue valor aos usuários

Verifique se mais de uma versão do seu site está indexada

Ao longo do tempo você pode mudar algumas coisas no seu website como incluir SSL e passar de http para https, mudar a estrutura de url ou até mesmo criar uma versão de testes e deixá-lo visível ao Google.

Verifique se o seu site tem muitas versões como:

  • https://seusite.com.br 
  • http://www.seusite.com.br 
  • https://www.seusite.com.br 
  • https://novo.seusite.com.br 

Pode não parecer um grande problema e você pensará que todos esses sites são iguais.

Infelizmente o Google tratará todos esses endereços como sites separados e isso não é um bom sinal para você e poderá ser muito prejudicial ao SEO. 

Tudo o que você precisa fazer é configurar um redirecionamento 301 do restante das páginas para a página principal.

Se você usa o Cloudflare poderá criar uma Page Rule e redirecionar o domínio inteiro para o endereço correto.

Corrigir todos links quebrados

Eu sempre digo que Links Quebrados são um beco sem saída para o seu SEO na página. Você precisa remover esses links ou substituí-los por links válidos.

Acesse o Google Search Console > Índice > Cobertura e você verá se algum link retorna um código de erro 404.

Depois de obter a lista de todos os links quebrados em seu site, remova-os com o status 410 ou configure um redirecionamento 301.

Verifique se seu site é compatível com dispositivos móveis

O Google é executado em um índice para dispositivos móveis e o algoritmo monitora rigorosamente se o seu site é adequado para classificação em dispositivos móveis ou não.

Sendo assim, você precisa garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Você pode fazer uma verificação através do Google Mobile Friendly Check.

Basta digitar seu URL e ele informará se o seu site é bom para smartphones ou não e quais são os erros existentes.

Análise de lacunas de conteúdo

Seu site destina-se a solucionar problemas de usuários e responder a suas perguntas com eficiência e é isso que o Google e a maioria dos mecanismos de pesquisa procuram ao classificar sites no topo.

Você precisa preencher os espaços no conteúdo, fornecendo informações de alta qualidade que outros sites não oferecem.

E é isso que significa análise de lacunas de conteúdo. Veja como fazer a análise de conteúdo:

  1. Você precisa encontrar qual é a melhor classificação de conteúdo para sua palavra-chave de destino
  2. Analise as postagens dos sites para ter uma idéia de que tipo de conteúdo está funcionando muito bem no seu nicho e veja o que está faltando no seu site.

Publique conteúdo 10x melhor

É hora de colocar essa análise de conteúdo em prática. Você sabe que ‘Content Is King’. Conteúdo de qualidade é o rei.

E isso é 100% verdadeiro quando se trata de classificações do Google. O Google prefere um site com menos conteúdo, mas com qualidade.

Ele solicita que os proprietários de sites publiquem apenas informações de qualidade em seus sites.

Então, como criar um conteúdo 10x melhor? Aqui seu conhecimento entra em jogo!

Você sabe o que está funcionando e agora é sua vez de escrever um post melhor. Inclua mais dicas, estatísticas e estudos de caso e faça com que seja interessante. Faça checklists como essa, coloque teoria no seu site … faça seu usuários gostarem e voltarem para ver seus novos posts.

Você terá uma classificação mais alta depois de criar alguns links de alta qualidade.

Melhore a velocidade de carregamento do seu site

A velocidade da página é um fator de classificação confirmado pelo Google.

Portanto, você precisa garantir que seu site seja carregado rapidamente, caso contrário os usuários desistem rapidamente.

Ter uma boa velocidade do site ajuda a fornecer uma ótima experiência ao usuário e isso é muito importante.

Portanto, uma diminuição significativa no tempo de carregamento da página também aumenta suas taxas de conversão.

Você pode usar ferramentas como o Google Page Speed Insights. Ele analisará o código do seu site e fornecerá uma pontuação de acordo com isso.

Além disso, analise outras páginas do seu site e não apenas a página inicial. Veja como está o carregamento dos principais posts do seu blog e das suas Langing Pages.

Analise seus backlinks

Este é um passo muito importante neste guia de auditoria de SEO! Como você já deve ter ouvido, os links podem criar ou quebrar seu site.

Tendo isso em mente, um backlink com spam para o seu site o prejudicará lindamente. Portanto, a análise de links se torna necessária!

O que são links com spam?

Os links provenientes de sites de spam que não estão relacionados ao seu nicho (jogos de azar, cassino etc.) são chamados de links com spam ou obscuros e podem ter um efeito ruim no SEO do seu site.

Também aconselho que você verifique a partir de qual texto âncora

Então, como encontrar esses links ruins?

Vá para o Google Search Console e depois para a seção de links. Lá você verá a lista de todos os links de entrada e também a lista de sites com links para você.

Apenas verifique se todos esses sites são reais e, se você encontrar algum site com spam, apenas o rejeite usando a Google Link Disavow Tool.

Evitar metatags duplicadas

As metatags duplicadas também representam uma ameaça aos seus rankings do Google. Certifique-se de não escrever o mesmo título e meta descrição para postagens que são semelhantes.

Você pode usar ferramentas como Tweak Your Biz Title Generator para obter grandes variações de sua tag de título.

Evitar metatags duplicadas manterá o SEO do site saudável e prepara seu site para competir melhor pela palavra-chave alvo.

Otimizar para trechos em destaque (Featured Snippets)

Os snippets em destaque recebem muitos cliques e tráfego. Isso ocorre porque aparece em cima de todos os orgânicos e a maioria dos usuários clica nele.

É denominada como posição 0 pelo Google, pois aparece acima dos resultados orgânicos.

Como otimizar para snippets em destaque?

  1. Verifique se o site é compatível com dispositivos móveis
  2. Possui uma conexão ‘https’ segura
  3. Conteúdo facilmente digerível (inclua cabeçalhos para interromper seu conteúdo)
  4. Ligação interna e externa inteligente
  5. Responda a perguntas em sua postagem

Otimizar para sinais de intenção do usuário

O Google valoriza muito as intenções de seus usuários. Isso significa que se uma pessoa clicar na sua listagem e clicar rapidamente no botão Voltar.

Ele informa ao Google que sua postagem não conseguiu resolver a consulta deles e o seu ranking cairá como uma pedra.

Você precisa considerar as seguintes etapas para otimizar a intenção do usuário:

a) Tenha parágrafos curtos e agradáveis em suas postagens

Ter frases curtas torna sua postagem fácil de ler e mais interativa.

b) Divida sua postagem em cabeçalhos e subtítulos

Isso ajudará os usuários a encontrar rapidamente o que estão procurando. Também ajuda a melhorar a legibilidade de suas postagens.

c) Tenha mais recursos visuais que ajudem a explicar o conceito

Ter imagens e vídeos mais ilustrativos ajudará você a direcionar o usuário ao seu site.

As pessoas geralmente não querem ler conteúdo longo, especialmente se ele não tiver imagens. Portanto, verifique se você tem recursos visuais suficientes e relevantes em suas postagens.

Instalar um certificado SSL

Você deve mover seu site por uma conexão https. O Google dá um pequeno aumento de classificação aos sites que servem por uma conexão https segura.

Principalmente, qualquer página que captura qualquer tipo de informação do usuário deve ter uma conexão criptografada.

O Cloudflare é um ótimo serviço que fornece um certificado SSL gratuito e CDN para veicular seu conteúdo em diferentes regiões.

Procure por erros de rastreamento

Erros de rastreamento são um mau sinal para o SEO do seu site. Isso significa que o rastreador do Google está com problemas para rastrear e indexar páginas do seu site.

Como encontrar e corrigir esses erros? (caso existam)

É muito fácil identificar e corrigir erros de rastreamento e indexação. Veja como fazer isso passo a passo:

a) Entre na sua conta Google Search Console e vá para a seção Índice > Cobertura.

b) Você pode ver as páginas com problemas. Se estiver tudo bem, você verá 0 na guia de erro que aparece em vermelho.

Se você receber algum erro, basta seguir o procedimento sugerido pelo Google e validar a página. Isso corrigirá suas páginas que enfrentam problemas sem nenhum problema.

Você também pode ver quantas páginas o Google rastreou em um período específico com a ajuda de estatísticas de rastreamento.

Tenha uma estrutura de site simples

Nivelar a estrutura do seu site é muito importante para o SEO. Ter uma estrutura de site simples ajuda o Google a identificar quais páginas são importantes no seu site.

Quando a estrutura do seu site é super complexa, torna-se muito difícil para o Google encontrar todas as páginas do seu site.

Uma boa idéia é ter uma estrutura desse modo:

  • seusite.com.br/categoria1/artigo
  • seusite.com.br/pagina-1
  • seusite.com.br/blog/
  • seusite.com.br/loja
  • seusite.com.br/loja/produto-1

Esse modelo simples de estrutura auto explicativo auxilia você a ter uma melhor hierarquia de conteúdo do seu site tanto para os buscadores quanto para seus visitantes.

Melhore o seu ‘On-Page SEO’

O SEO na página desempenha um papel vital na melhoria do ranking dos seus mecanismos de pesquisa e na obtenção de mais tráfego de pesquisa orgânico.

Você precisa analisar sua estratégia de SEO e técnicas de otimização na página.

E sei que você não tem tempo suficiente para otimizar todas as páginas do seu site e aqui estão 9 técnicas essenciais nas quais você deve se concentrar:

  • Sempre palavras-chave de cauda longa (para benefícios a longo prazo)
  • Use sua palavra-chave alvo nas primeiras 150 palavras
  • Otimize sua tag de título com base em sua palavra-chave
  • Tenha URLs curtos e ricos em palavras-chave
  • Link para outros artigos de qualidade (artigos relevantes)
  • Adicione links internos (link para páginas importantes do seu site)
  • Use palavras-chave LSI
  • Crie links de qualidade (ajuda a aumentar a autoridade do domínio)
  • Tenha tags alt relevantes em suas imagens

Extra: Verificar conteúdo duplicado

Conteúdo Duplicado é outro inimigo do seu site. O Google não deseja classificar sites com conteúdo idêntico. Eles querem conteúdo novo e atualizado.

Como detectar e remover conteúdo duplicado ou plagiado?

Você pode usar ferramentas como Grammarly ou Copyscape para identificar qualquer conteúdo duplicado no seu site e apenas alterá-lo ou combiná-lo com dados mais exclusivos e relevantes.

Nota rápida: se você republicou suas postagens em outros sites como estão especifique o URL canônico que aponta para o seu conteúdo original.

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